Bora se desafiar?
Foto: Luccas Góes

Bora se desafiar?

Oioi, tudo bem contigo? Que saudade estava de mandar essa cartinha.

Na última, falei um pouco dos problemas que passei com as adversidades do momento: mudanças.

Comecei a estudar mais formas de criar rotinas, e dessa vez quero trazer algo diferente.

Hoje comecei um desafio que vai mudar minha vida, e quero compartilhar contigo pois preciso da sua ajuda. O nome dele é "75 Hard Challenge".

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Antes de falar sobre ele, por que raios entrei nessa bronca?

Sou extremamente competitivo, comigo. Funciono na base do desafio. Se não tenho uma meta, eu paro. Se não tenho algo para melhorar, desmotivo – já fica esse questionamento para você: quais são suas verdadeiras motivações? Tenho um post sobre isso que pode te ajudar a encontrar.

Nasci no esporte, jogando futebol, tênis, natação, boxe, dança, tênis de mesa, vôlei... Se tem algo que aprendi, é sobre criar motivações.

Quero cuidar do meu principal ativo: meu corpo. Quer uma vida mais saudável, mais ativa, enérgica, feliz. E sei que atividades físicas me trazem tudo isso, mas perdi a motivação de praticar diariamente.

Do que se trata esse desafio?

"Ele foi um programa que ficou famoso na rede social TikTok em 2021, no qual propõe que os desafiados sigam uma série de atividades durante 75 dias consecutivos. O 75 Hard foi idealizado por Andy Frisella, um coach motivacional." – Marketing do Totalpass

Em resumo, são 75 dias se desafiando diariamente, sem dias off, sem desculpas.

Nesses 75 dias, as regras diárias são:

  • Escolher uma dieta e segui-la;
  • Fazer 2 exercícios de 45min, sendo um deles ao ar livre;
  • Cortar álcool e besteiras;
  • Beber no mínimo 1,5L de água;
  • Ler 10 páginas de um livro de não-ficção;
  • Tirar uma foto do progresso.

O objetivo desse desafio é criar hábitos saudáveis, e manter uma nova rotina de boas escolhas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Não vou dizer que é fácil, mas queria te incentivar uma coisa: e se você pegasse este desafio, e adaptasse para uma realidade mais tranquila para você?

Eu, por exemplo, não estou focando no TEMPO do meu exercício, mas sim em fazer os dois exercícios, sendo um deles ao ar livre.

Marília, uma aluna do Alicerce, trouxe umas contribuições do efeito desse desafio no nosso cérebro, e queria compartilhar contigo também. Mah, vou resumir em poucas palavras, mantendo a essência, tá?

"Com este desafio, você está cortando as 'coisas boas', ou seja, as besteiras (guloseima, álcools, comidas processadas...), que são dopaminérgicas – prazeirosas e que usamos como compensatórias. Em paralelo, fará atividades diárias onde você será exigido, sem essa recompensa do prazer da comida e bebida.

Você está configurando seu limite de tolerância e prazer. Com o desafio, é possível sentir mais satisfação em coisas pequenas de uma alimentação saudável, de comer um feijão, ou de fazer uma leitura, sem sentir a falta de um doce ou uma bebida. No período do desafio, o estímulo dopaminérgico é baixo."

Ela também citou uma frase de um estudo que ela fez: "Dopamina não gera prazer. Gera motivação para você buscar objetivos recompensatórios (entre eles, o prazer)."

Só um adendo, caso não saiba o que é dopamina, de forma bem rasa: A dopamina é um neurotransmissor responsável por levar informações para várias partes do corpo e, quando é liberado, provoca a sensação de prazer e aumenta a motivação. — Dr. Gonzalo Ramirez

Resumindo, esse desafio, basicamente, é um JEJUM de dopamina, configurando assim nosso novo EU.

Hoje fiz o primeiro dia, e foi muito doido, pois minha rotina já precisou mudar. Acordei 2h30 mais cedo, andei de bicicleta, cheguei em casa, tomei um café da manhã, e fiz minhas leituras. De noite, vou jogar futebol.

Como será os outros 74 dias? Não faço ideia, e adoro o mistério disso!

Vou gravar todos os dias, tirar fotos, para documentar no meu canal do Youtube. Enquanto isso, Vou atualizando nos stories do Instagram e também por aqui!

Tem interesse em começar? Fiz uma planilha e vou disponibilizar gratuitamente para você. A ideia é você imprimir em folha A4 para riscar todos os dias, e ver seu desempenho. ♡

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Imagem: um trecho da tabelinha que criei.

Não esqueça de me marcar sempre por aqui, ou pelo Instagram. Quanto mais gente participando junto, mais motivação teremos!

O que achou dessa ideia?

Boa semana!

Mensagem vinda do futuro

Estou aqui, em Julho de 2022, trazendo a transformação depois desse dia:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Momento indicação:

🎧 Musiguinha que não sai da minha cabeça: Cabide, da Mart'nália

🎧 Playlist que criei para relaxar: Chill (minha playlist favorita, viu?)

🖥 Vídeo que fiz sobre como planejar uma mudança de casa.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Considere apoiar este projeto, com o valor que quiser, para que possa continuar crescendo: Seja um Nagholito!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Sobre o Luccas:

Com 9 anos de experiência em design e marketing, trabalhou em empresas como Band, SBT, Companhia Athletica, Guiainvest, Kinghost e Portabilis.

Atua como Product Designer Sênior na Involves de forma remota, e ressignificou sua vida nômade para estar próximo da família, em Londrina/PR.

Criou o Método Naghol, seu projeto pessoal, onde ajuda pessoas a otimizarem seu tempo para viverem com mais qualidade de vida, através de uma produtividade saudável.

Apaixonado por pessoas, esportes, músicas brasileiras, culinária, e aprender coisas novas.

Veridiana Helfstein (PCD)

Account Manager| SDR | Marketing Digital | Inside Sales | Outbound Sales | B2B | Relações Públicas

2y

Precisa necessariamente ser essas metas? Ou eu posso criar minhas próprias metas e seguir durante 75 dias?

Like
Reply

O autodesafio tem sido um grande aliado para o meu desenvolvimento pessoal! Adorei o conteúdo! ☺

Gosto demais desse tema: criação de hábito + prática esportiva + comportamento + neurociência. Ótimo texto, Luccas. Sucesso no desafio.

Maria Clara Capellete

Psicóloga | Talent Acquisition at Deloitte

2y

Desafio aceito! Ainda não conhecia o desafio dessa forma. Adorei o post!!

Que incrível! Já baixei aqui a planilha e vou testar esses 75 dias. Realmente não deve ser fácil, mas viver com desafio é mais gostoso hahah obrigada por compartilhar!

To view or add a comment, sign in

Explore topics