proletariado digital

Desde o golpe de 2016 que afastou a presidenta eleita Dilma Roussef que a esquerda brasileira ver reiterando a necessidade de se retomar o processo de formação política dos militantes partidários e dos movimentos sociais.

Considero esta retomada necessária porém não nos mesmos moldes dos anos 80/90 do século passado. Mudaram linguagem, suporte pedagógico, disponibilidade de tempo das pessoas e questões ligadas à mobilidade urbana também impactam na audiência de atividades presencias.

Por outro lado ainda não se acertou em cheio nas formas de utilização do que se convencionou chamar de “educação à distância”. Enquanto isso alguns bons conteúdos estão disponíveis na plataforma de vídeos YOU TUBE. Uma delas é a TV Boitempo e deixo uma amostra a seguir. A partir desta, a curiosidade do internauta pode levar a cursos ainda neste mesmo canal ou a outros canais com conteúdo similar. Depois é só recomendar aos companheiros de organizações ou sindicatos a também assistirem e marcar uma roda de conversa para trocar impressões. E começamos a criar uma nova cultura de formação política talvez mais adequada aos novos tempo.

Se você acha que a ideia vale a pena mande sua opinião ou nos informe sobre a sua experiência vivida.